segunda-feira, 1 de junho de 2015

A cor da minha pele preta

Preciso falar, foram muitos anos de silêncio dos meus antepassados, negros, escravos, pobres.
Vieram trazidos do Continente Africano, como mercadoria, eram negociados, eram coisas, tiveram seus sonhos roubados, seus ideais, suas vontades, suas necessidades, suas oportunidades, tudo isto lhes foram subtraídos, tomados, roubados... A palavra roubo aqui, não é usada como aquela que descreve o tipo do artigo 157 do Código Penal, mas apenas para descrever que tudo isso era criminoso...
Nossos ancestrais negros foram roubados, deles levaram a dignidade, deles levaram as oportunidades, os direitos mínimos, direitos garantidos atualmente até para um animal de estimação não lhes eram concedidos... deles levaram tudo, estavam despidos de qualquer direito ou garantia. Não tinham condições dignas de saúde, educação, alimentação, nada. Lhes roubaram a liberdade.
 Eram torturados, chicoteados, cruelmente punidos, palmatórias, chicotes, castigos.
Depois, já em 88, foram libertos, apenas legalmente libertos, havia, pela lei, acabado a escravidão no Brasil.
Mas a lei era apenas essa. Apenas, colocou um fim, como se tudo fosse fácil assim. Não foi previsto uma plano, uma maneira de tornar aqueles escravos/coisas cidadãos, apenas, sancionou-se a lei. Resumo da ópera, na prática, os negros continuavam sem nada, lhes deram a "liberdade", mas não lhes deram nada além, nem direitos, nem propriedades, nem lhes devolveram as dignas oportunidades.
Os escravos agora "livres", para sobreviver ainda continuavam dependentes de seus senhores... eles formavam a classe mais miserável da sociedade, posto que foram libertos, contudo, não lhes foi dado nem o mínimo para sobreviver, tiveram que continuar a trabalhar por nada, ou quase nada...
Formaram-se as favelas, os barracos, os escravos tinham a "liberdade", mas não tinham posses, não tinham estudos, não tinham nada.
Essa situação atual de que a maior parte da população pobre e favelada é negra é apenas reflexo da situação pós escravidão, os negros tiveram que tentar correr atrás do tempo roubado e trabalhar duro para conseguir que seus descendentes tivessem educação, emprego, direitos, etc..
Os negros, que por terem sido despidos das oportunidades de estudo, eram obrigados a ocupar os cargos menos remunerados na sistemática de trabalho, eram trabalhadores domésticos, faxineiros, enfim, faziam os trabalhos com ínfima remuneração... (por acaso isso se parece com a situação atual?) Tudo isso ainda era agravado pelo racismo. É, além de tudo tinham que enfrentar o racismo...

Vamos falar de cotas

É muito assunto quando se fala de escravidão, de preconceito, de cor da pele...
Mas agora, vamos falar das cotas, sim das políticas afirmativas que ainda que tardiamente foram inseridas na sociedade brasileira, você é contra ou a favor?

Inicio dizendo que sou a favor, não poderia pensar diferente.
As cotas, políticas afir
mativas que reservam para negros um percentual de vagas nas universidades e nos concursos públicos, foram inseridas há pouquíssimo tempo aqui no Brasil, se considerarmos o tempo transcorrido entre o final da escravidão e a implementação das cotas.
Cansei de ouvir as pessoas dizendo que não são a favor de cotas para negros, que são a favor de cotas para pobres, estudantes de escolas públicas etc. Eu sou a favor de cotas para negros e explicarei o porque.

Como eu disse acima, com o final da escravidão os escravos foram falsamente libertos, digo, falsamente pois não lhes foram conferidos   qualquer tipo de indenização ou reparação não apenas por tudo que passaram ou sofreram, mas por tudo que poderiam ter tido casos não existisse a escravidão.
Se não tivesse existido a escravidão eles teriam tido as mesmas oportunidades que os brancos, teriam oportunidade para serem e terem o que quisessem, mas não tiveram nada, lhes roubaram a vida e o direito de escolha e todo e qualquer direito que se pode imaginar.
Imagine que hoje, os tribunais deferem indenizações pelo desrespeito ao consumidor na prestação de um serviço, pela cobrança indevida, por violação ao direito de imagem, pela perda de uma chance... a cada violação, ainda que mínima, o direito prevê uma reparação atualmente, mas naquele tempo não, os escravos tiveram suas vidas roubadas, não puderam estudar, eram tratados como COISA, isso, um objeto de seu senhor, além de terem sido torturado e com a Lei Aurea, foram libertos sem receber qualquer indenização, nem um centavo e nenhum plano foi traçado pelo governo para inserir meus acentrais, tô falando sei lá do meu bisavô talvez, (continuando), nenhum plano foi traçado para inserir aqueles ex-escravos na sociedade, não se traçou nenhum plano para lhes garantir condições dignas de vida e oportunidades melhores no mercado de trabalho. Os escravos então, apesar de livres, continuaram as marges, continuaram vinculados aos seus senhores para sobreviver... Continuaram a exercer os trabalhos mais pesados e menos remunerados, agora os escravos são parte de sociedade, passaram a ser gente, mas se tornaram a classe mais miserável.

Não havia negro professor, advogado,  juiz, escritor, jornalista, médico, não havia nada, os negros eram apenas faxineiros, trabalhadores braçais e adstritos a remunerações miseráveis. Tudo isto porque eram incapazes de exercer tais profissões? Não. Tudo isto pois não tiveram oportunidade, possibilidade, condições financeiras de estudar e ocupar cargos de destaque. Ocupavam a classe mais miserável da sociedade, não tinham bens e ou dinheiro para bancar estudo, foram libertos e saíram da senzala com uma mão na frente outra atrás.
Essa situação se refletiu nos dias atuais, por terem sofrido esse "atraso" no sentido de não poder progredir, de sempre ser mal remunerado e continuar a ser a classe menor remunerada, o Estado, anos depois, percebe que o plano que deveria ter sido implementado no passado, para incluir os negros na sociedade e garantir condições igualitárias para todos, deve ser implementado e garante reserva de vagas em universidade e no serviço público para negros a fim de reparar esse trágico e cruel acontecimento do passado, é como se estivessem tentando devolver o que foi roubado no passado, tentam através das cotas devolver as oportunidades que os negros escravos perderam e que lhes impediu de estudar e progredir.

O Brasil foi o pais que mais recebeu negros escravos nessa imigração forçada e foi o último pais a deixar esse sistema de escravidão.

As cotas servem hoje para tentar devolver aos negros as oportunidades roubadas no passado e isso ainda é muito pouco perto de tudo que os meus ancestrais passaram.

Se considerarmos a quantidade de negros que foram trazidos e escravizados e  por consequência, as oportunidades que estes perderam e as posições que poderiam ter ocupado caso não tivessem vindo para o Brasil para um sistema de escravidão, certamente o número  de vagas reservadas a negros seria maior ainda.

Isso significa que os negros são menos capazes que os brancos? Não. A cotas não sevem para isso e muito menos foram criadas para isso. É preciso sair da ignorância. Não dá para esquecer o passado. É tão nítido. A população pobre é em sua maioria negra em razão dos resquícios da escravidão que, apesar de ter terminado não garantiu ao negro condições igualitárias de sobrevivência e sua inserção da sociedade, fazendo com que continuassem a prestar serviços mau remunerados e perdurasse sua dificuldade de acesso a Educação.

Cotas deferidas aos pobres tem a função diferente dessas cotas conferida aos negros. As primeiras tratam-se de políticas sociais para elevar o nível de vida da sociedade em geral, e as cotas para negros são aquelas que deveria ter sido implementada logo após ao fim da escravidão a fim de garantir igualdade de oportunidades a todos.

Esse assunto ainda tem muitos desdobramentos... esse é só o começo.

Imagem retirada do site: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/13.145/4372
Até breve.

Vanessa Ramos.